Parceria com a Secretaria de Estado da Saúde vai identificar e monitorar possíveis impactos do rompimento da barragem
A Fundação Renova, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, lança nesta quarta-feira, dia 2, o Programa de Saúde Física e Mental e o Fórum Estadual de discussão sobre os impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão e as necessidades da população atingida.
O evento acontece no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, Enseada do Suá, em Vitória, às 15h. Representantes da Renova, das prefeituras envolvidas e da Secretaria de Estado da Saúde participam da solenidade.
O programa vai identificar e monitorar os problemas de saúde predominantes e situações de risco decorrentes do rompimento da barragem, além de prestar apoio técnico à elaboração e implantação do Protocolo de Monitoramento da população exposta aos impactos da tragédia.
Serão definidas e implementadas, de acordo com um Plano Operativo, em conjunto com os gestores dos sistemas públicos de saúde, ações de apoio ao enfrentamento das possíveis consequências físicas e mentais e propostas para garantir o bem-estar dos atingidos.
“A Fundação trabalha para elaborar um estudo epidemiológico e toxicológico que irá identificar o perfil das comunidades, de Mariana até a foz do Rio Doce, antes e após o rompimento, a fim de avaliar os riscos e suas correlações. A partir do resultado das pesquisas é que serão estruturados os planos de reparação”, explicou o especialista de programa Socioeconômico, Wagner Elisio Tonon