O Relato de Atividades da Fundação Renova é construído coletivamente para que seja o mais completo e realista possível. Por isso, para nós, é muito importante ouvir as sugestões e opiniões de todos. Quando quiser deixar um comentário, clique no ícone laranja ao lado do texto.
Qual a obrigação da Fundação Renova ?
Nossa missão é reconstruir, restaurar e reparar todos os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015, buscando o desenvolvimento social, econômico e ambiental das regiões impactadas. Nossas obrigações estão escritas no compromisso que o governo e as empresas Samarco, Vale e BHP assinaram em 2 de março de 2016, o Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). A Fundação Renova nasceu alguns meses depois, em 30 de junho de 2016, e iniciou suas atividades em 2 de agosto de 2016. A partir de então passou a assumir o conhecimento e o controle dos 42 programas definidos no TTAC, cada um com uma temática. Importante destacar que o TTAC prevê 41 programas de reparação e compensação. Porém, com o desenvolvimento dos trabalhos, um dos programas foi desmembrado em dois, para uma gestão mais específica e eficiente. Com isso, trabalhamos hoje com 42 programas sob a gestão da Fundação Renova, como será detalhado ao longo deste Relato.
O que é o TTAC?
É o Termo no qual a Samarco, Vale e BHP se comprometem a financiar a recuperação dos danos causados. Assinam também o governo federal, os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e uma série de Institutos, Agências e Fundações estatais, que regulam tecnicamente aspectos sociais e ambientais impactados pelo rompimento.
A Fundação Renova é da Samarco?
Não. A Fundação Renova é uma organização com uma finalidade social. No caso, recuperar os impactos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão. A Samarco e também suas acionistas Vale e a BHP firmaram um compromisso com os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, em que assumem custear todos os trabalhos de recuperação. A Fundação foi criada para implementar os programas de reconstrução, restauração e reparação, utilizando o patrimônio formado pelas dotações financeiras feitas pelas empresas ano a ano, conforme determinado na escritura pública de constituição e no TTAC, e executar todos os projetos de remediação e compensação. As empresas são, portanto, mantenedoras da Fundação. Dessa forma, a Fundação Renova não tem qualquer vínculo com o rompimento da barragem nem tampouco representa as empresas (Samarco, Vale e BHP).
Para quem a Fundação responde então?
A Fundação Renova é fiscalizada diretamente pela Promotoria de Justiça de Tutela de Fundações do Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte, que cuida dos interesses da sociedade. Além disso, ainda existe o Comitê Interfederativo (CIF), órgão do qual fazem parte o governo federal, os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, os municípios de Mariana, Rio Doce e Linhares e instituições públicas especializadas: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Agência Nacional das Águas (Ana); Fundação Nacional do Índio (Funai) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Em Minas Gerais: Instituto Estadual de Florestas (IEF). Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). No Espírito Santo: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). O Comitê funciona como uma instância de interlocução permanente da Fundação, acompanhando e monitorando os seus resultados, sem prejuízo das competências legais dos órgãos reguladores.
E como as pessoas das comunidades atingidas são ouvidas e participam das decisões?
De várias maneiras: todos os programas de recuperação começam com uma definição do que deve ser feito e procuramos ouvir os envolvidos nesse momento: comunidade, ONGs locais, especialistas, órgãos reguladores, entre outras partes interessadas. Esse é um processo ainda em desenvolvimento, que buscamos melhorar com a prática diária. Temos um princípio: qualquer solução só será efetiva e melhorará a vida da região se for feita em conjunto com as pessoas.
Como é possível entrar em contato com a Fundação Renova?
Escolha qual a melhor para você:
Telefone: 0800 031 2303
E-mail: faleconosco@reparacaobaciariodoce.com
Website: www.reparacaobaciariodoce.com/fale-conosco
Ouvidoria:
0800 721 0717
ouvidoria@reparacaobaciariodoce.com
www.canalconfidencial.com.br/fundacaorenova
MINAS GERAIS
Aimorés
Av. Doutor Américo Martins da Costa, 13, Loja 3, Centro
Barra Longa
Rua Matias Barbosa, 14, Centro
Cachoeira Escura
Rua Monteiro Lobato, 557, Alex Muller
Distrito de Belo Oriente
Governador Valadares
Rua Barão do Rio Branco, 480, Sala 601
Edifício Work Center, Centro
Mariana
Av. Bom Jesus, 195, Centro
Pedra Corrida
Av. Francisco Silveira Filho, 287, Casa A
Distrito de Periquito
Resplendor
Rua Morais de Carvalho, 831, Sala 4, Centro
Novo Soberbo
Rua Maranhão, 06
Distrito de Santa Cruz do Escalvado
ESPÍRITO SANTO
Baixo Guandu
Rua Madame Albertina Holz, 165, Loja 4,
Comercial Teles
Colatina
Avenida Getúlio Vargas, 500, Ed. Colatina Shopping – Térreo, Sala 17, Centro
Linhares
Avenida Augusto Pestana, 1390, Loja 05, Centro (ao lado da igreja Matriz)
Regência
Rua Lídio de Oliveira, 3, Loja 2