Reparação Bacia do Rio Doce

Transparência marca atuação da Fundação Renova na bacia do rio Suaçuí Grande

Publicado em: 23/02/2017

Monitoramento da Água

Durante o encontro foi apresentado o status dos trabalhos para captação e monitoramento de água

Representantes da Fundação Renova participaram, no dia 10 de fevereiro, de uma reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí Grande, em Governador Valadares (MG). Durante o encontro, foi apresentado o status dos trabalhos da Renova para captação alternativa e monitoramento da qualidade da água, além da implantação do plano de recuperação de nascentes na região.

As iniciativas fazem parte do compromisso firmado na assinatura do Termo de Transação De Ajustamento de Conduta (TTAC) e são fundamentais para reduzir a dependência de abastecimento direto da bacia hidrográfica do Rio Doce, da qual faz parte o Rio Suaçuí Grande.

“Estamos trabalhando firme para construir sistemas alternativos de captação e propor melhorias para as Estações de Tratamento de Água (ETAs), assim como ocorreu nas ETAs Central, Vila Isa e Santa Rita, em Governador Valadares”, afirma Leandro Soares, do Programa de Melhorias nos Sistemas de Tratamento de Água.

Soluções para captação alternativa e controle de qualidade da água foram temas da reunião.

Soluções para captação alternativa e controle de qualidade da água foram temas da reunião. | Foto: Divulgação

AVANÇOS RECENTES

  • Em relação às captações alternativas, foram perfurados poços artesianos, sendo um em Governador Valadares, dois em Periquito, dois em Itueta e um em Aimorés (MG). Além disso, será construída uma adutora em Resplendor (MG), aumentando a disponibilidade hídrica.
  • O monitoramento hídrico conta com 115 pontos de amostragem. Os últimos resultados indicam que os parâmetros de qualidade da água do Rio Doce estão semelhantes aos que eram observados antes do rompimento da barragem de Fundão.
  • O programa de Recuperação das Nascentes prevê que a Renova recupere, anualmente, 500 nascentes. Até agora, na região da bacia do rio Suaçuí Grande, nos municípios mineiros de Frei Inocêncio, Jampruca, Campanário e Itambacuri, 237 nascentes receberam cercamento e também houve distribuição de insumos.

Deixe seu comentário