Programa de vivência, da Fundação Renova, promove contato, em primeira mão, com as ações de reparação que vêm sendo desenvolvidas
A comunidade de Regência, localizada em Linhares, no Espírito Santo, recebeu grupos de comunicação de Mariana, Alto e Baixo Rio Doce (MG) para uma experiência no Programa Vimver a Foz. A iniciativa promove visitas guiadas aos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão para acompanhar de perto as ações, atividades e resultados de projetos desenvolvidos junto às comunidades.
Os visitantes chegaram em terras capixabas no dia 25 de janeiro e tiveram a oportunidade de saber mais sobre os projetos apoiados pela Fundação Renova e também conhecer a cultura local. Durante o encontro, o grupo visitou um projeto de criação de abelhas sem ferrão das espécies uruçu e jataí, participou de roda de conversa e fez uma visita ao Projeto Tamar. Confira abaixo o roteiro completo.
Parada 1 – Doce como mel
Visita ao Meliponário do Ivan, projeto de criação de abelhas sem ferrão das espécies uruçu e jataí. O mel coletado é utilizado em sabonetes, cremes, bebidas e produtos que servirão de fonte de renda na região.
Parada 2 – Valorizando o coletivo
Roda de conversa com os participantes do projeto “E o que dizem as águas”, que lançará uma linha de produtos locais para favorecer a cultura e economia da comunidade.
Parada 3 – Um alô para as tartarugas
Visita ao Projeto Tamar, com importantes aprendizados sobre a preservação e monitoramento das tartarugas marinhas.
Parada 4 – Cultivando para pescar
Apresentação sobre a iniciativa “Cultivando para pescar”, projeto que vem ensinando moradores de Areal sobre a criação de peixes em tanques e o sistema de aquaponia para o cultivo de verduras na água.
Parada 5 – Energia Solar
Apresentação na Associação de Pescadores de Regência, da primeira fase do projeto da estação fotovoltaica, que vem abastecendo a sede da entidade com energia solar, gerando uma redução no custo da conta de luz.
Parada 6 – Onde o rio chega ao mar.
Visita ao local onde o rio Doce encontra o mar, com uma bate-papo sobre o monitoramento ambiental na região.
Entre professores, pesquisadores, prestadores de serviço, moradores e estudantes, milhares de pessoas já participaram do programa. Participe também!
Inscreva-se pelo e-mail nucleoinstitucional@reparacaobaciariodoce.com, informando o motivo da participação e a instituição representada. Para solicitar o material informativo, ou tirar dúvidas sobre a iniciativa, entre em contato pelo e-mail vimver@reparacaobaciariodoce.com.
Vimver: vivenciando a reparação
O Vimver promove visitas de acordo com roteiros definidos pela própria demanda dos participantes e as frentes de atuação da Fundação Renova, como obras de reconstrução ou reforma de infraestruturas impactadas, reassentamento, desenvolvimento rural sustentável ambiental e patrimonial. A iniciativa é voltada para públicos diversos como instituições, entidades, poder legislativo, Ministério Público, Câmaras Técnicas, escolas e comunidades atingidas, dentre outros.