O projeto é fruto de uma parceria da Fundação Renova com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e será lançado no dia 3/12
Será lançado, no dia 3 de dezembro, terça-feira, o projeto da Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce, que vai abranger os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Fundação Renova e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN), com a colaboração da Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O evento acontecerá em Governador Valadares (MG), no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), e será aberto ao público. Na ocasião, representantes da Fundação, CEPAN, UFSCar e ARSX, vão apresentar as principais atividades do projeto, que terá duração de três anos e será inserido, especialmente, nas áreas onde atua o Programa de Recuperação de Nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APP) e de recarga hídrica da Fundação Renova.
ACESSE O EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA VIVEIRISTAS E COLETORES
Devido à grande demanda de sementes e mudas para a execução desses programas, focados na recuperação da bacia do rio Doce, foi criado esse projeto, que vai além de apenas contratar fornecedores de sementes. Na prática, a Rede de Sementes vai movimentar a cadeia de fornecimento de sementes e mudas para a região afetada.
A proposta é que a Rede possa vender sementes não só para a Fundação Renova, mas também para compradores de outros estados do Brasil que abrangem o bioma de Mata Atlântica. A iniciativa, portanto, tem o intuito de impulsionar uma economia de base florestal na região e gerar oportunidades socioeconômicas.
O projeto vai dar suporte à meta da Fundação Renova de restaurar 5 mil nascentes e 40 mil hectares de APPs. “A Rede de Sementes terá participação de associações e instituições de ensino presentes na área de abrangência da bacia do rio Doce para auxiliar no desenvolvimento das atividades e contribuir para o sucesso das ações”, explica o analista socioambiental da Fundação Renova, Felipe Tieppo.
Para que as metas sejam cumpridas nos prazos estabelecidos, serão implementadas metodologias e estratégias que favoreçam o ganho de escala e a inclusão de pessoas na cadeia produtiva da restauração florestal. “Dessa forma, a Rede de Sementes e Mudas auxiliará na estruturação dessa cadeia produtiva, em especial, os produtores de insumos [sementes e mudas nativas], que são os elos fundamentais dessa atividade”, destaca Severino Ribeiro, diretor-presidente da CEPAN.
Redes de Sementes e Mudas
As redes de sementes e mudas pretendem trabalhar a figura do coletor, apresentando mais uma possível atividade para os futuros integrantes da rede, e consolidar na bacia do rio Doce mais uma opção de metodologia de recuperação de áreas degradadas: a semeadura direta, que oferece o potencial de rápido recobrimento de solo com baixo custo de implantação.
O projeto prevê a mobilização de pessoas-chave, treinamentos técnicos e administrativos, formalização da Rede como uma associação independente e apoio e monitoramento técnico e comercial. Também será criado um aplicativo de cunho comercial e uma Casa de Sementes, local que servirá como ponto de distribuição das sementes.
Ader santa barbara junior
Quero participar do projeto.
Tenho o terreno.
Como faço?
Ader santa barbara junior
Quero participar
Como faço?
Ader santa barbara junior
Quero participar do projeto.
Como faço.
Fundação Renova
Olá, Ader. Em nosso site você encontra mais informações sobre os programas e projetos ativos no momento. Você também pode conferir a aba de editais para conhecer as propostas em aberto na sua região. Confira: https://www.reparacaobaciariodoce.com/eventos/?event_type=edital