Reparação Bacia do Rio Doce

Projeto Incentivo à Leitura reestrutura bibliotecas públicas no Vale do Aço

Publicado em: 06/08/2024

Iniciativa promove melhorias nos espaços, expansão dos acervos e capacitação profissional.


Três bibliotecas públicas no Vale do Aço foram recentemente reestruturadas como parte do projeto Incentivo à Leitura, uma iniciativa que visa melhorar as estruturas desses espaços públicos em 32 municípios da bacia do rio Doce. 
As bibliotecas municipais Geraldo Godinho, em Ipaba; Fernando Sabino, em Marliéria; e Raquel Pacífico Drumond, em Timóteo, receberam mais de 2.700 itens, incluindo livros, jogos, móveis e equipamentos, além de reparos na estrutura. 

 O projeto contou com a participação dos servidores municipais, que elaboraram os planos de reestruturação dos locais escolhidos pelas prefeituras. Respeitando o teto de até R$ 210 mil por biblioteca, os planos definiram as intervenções necessárias, divididas em quatro categorias: aquisição de livros, mobiliário e equipamentos, capacitação dos servidores e infraestrutura e acessibilidade. 

Novo acervo da Biblioteca Geraldo Godinho, em Ipaba/MG.

Objetivos do Projeto 

Iniciado em 2021, o Projeto Incentivo à Leitura mobiliza mais de 100 funcionários municipais ao longo de toda a bacia do rio Doce. Até o momento, 31 das 32 bibliotecas previstas foram revitalizadas, com a conclusão da última biblioteca esperada para o segundo semestre de 2024. O objetivo é modernizar os espaços, capacitar os profissionais que trabalham nas bibliotecas e promover ações de incentivo à leitura. 

 A revitalização das bibliotecas impulsiona o crescimento pessoal dos moradores, além de fortalecer o senso de comunidade, uma vez que as novas instalações e recursos oferecidos proporcionam um ambiente propício para a educação e o desenvolvimento cultural. 

Este conteúdo foi útil para você?


Deixe seu comentário