Reparação Bacia do Rio Doce

Projeto ajuda empreendedores impactados pelo rompimento da barragem de Fundão por meio da criação de lojas virtuais

Publicado em: 30/10/2020

Fundação Renova

Já foram criadas 40 lojas online em toda a bacia do rio Doce

Em março deste ano, diante a pandemia do novo coronavírus, a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV), em parceria com a Apiki WordPress e a Univale, iniciou um projeto para a criação de lojas virtuais gratuitas em Governador Valadares. A fim de atender comerciantes e produtores impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, a  Fundação Renova apoiou a iniciativa e a ação, chamada de ACE Loja, que logo foi ampliada para outros territórios.

A expansão do projeto abriu espaço para a inclusão de mais negócios em outras localidades, como foi o caso do território do Baixo Rio Doce, que compreende os municípios de Resplendor, Aimorés e Itueta, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo.

Por meio dessa iniciativa, foram criadas 40 lojas online em toda a bacia do rio Doce. Deste montante, nove empreendimentos fazem parte do Baixo Rio Doce. Um deles ainda está em fase de construção do endereço on-line. Além da criação das lojas virtuais, a Fundação Renova também desenvolve para os empreendedores kits de divulgação, com logomarca, portfólio, criação de contas e posts em mídias sociais. Ao todo, dez comerciantes já possuem materiais de marketing digital para divulgação em suas redes. Outra forma de apoio ao projeto é a capacitação em Educação Digital para vendas pela internet.

A analista da área de Economia e Inovação da Fundação Renova, Leyse Cruz, explica como funciona a capacitação aos empreendedores que estão ingressando no mercado digital. “Nós ajudamos os comerciantes a trabalharem com a inclusão de produtos na loja virtual, além de orientá-los sobre o uso nas mídias sociais e direcionamos com informações a respeito de fluxo e processos de vendas”, disse.

Sem sair de casa, o consumidor consegue comprar uma variedade de produtos artesanais, caseiros e de qualidade, como frutas e verduras agroecológicas, queijos da roça, tortas, guloseimas, quitutes para petiscos, salgados, doces, bolos confeitados, entre outros.

A comerciante Augusta Félix, dona da Padaria Forno de Minas, em Baixo Guandu, conta como a criação da loja on-line tem ajudado no seu negócio. “Minha loja virtual foi criada há mais ou menos um mês e já recebi encomendas através dela”, relatou. Augusta ainda falou sobre as suas expectativas em relação ao projeto das lojas on-line para o seu comércio. “Estou confiante que poderei conseguir ampliar ainda mais as minhas vendas”, cita.

Se você tem interesse em conhecer e adquirir os produtos das lojas virtuais disponíveis, localizadas no território do Baixo Rio Doce, acesse os endereços listados abaixo por município. Confira:

  • Loja Forno de Minas – Baixo Guandu (ES):

https://fornodeminas.aceloja.com.br/

  • Loja Sabores e Saberes – Colatina (ES): 

https://saboresesaberes.aceloja.com.br/

  • Parada 248 – Marilândia (ES):

https://parada248.aceloja.com.br/

  • Barraca da Marcia e Loja Arte da Terra – Aimorés (MG):

https://barracadamarcia.aceloja.com.br/ 

https://artedaterra.aceloja.com.br/

  • Loja da Rede Vidas e Artesanato de Itueta – Itueta (MG):

https://redevidas.aceloja.com.br

https://artesanatodeitueta.aceloja.com.br

  • Loja da Associação Desenvolvimento Comunitário Barro Branco Sabiá e Vala do Rufino – (ADEBRAS) – Resplendor (MG):

https://adebras.aceloja.com.br

  • Loja da Associação de Mulheres Artesãs de Itueta e Região – AMAI – Itueta (MG):

Em construção

Deixe seu comentário