Reparação Bacia do Rio Doce

Primeira turma dos cursos de qualificação do SENAI se forma em Governador Valadares

Publicado em: 21/09/2018

Economia Local

Os 47 alunos foram certificados nos cursos de auxiliar de pedreiro e armador de ferro

 

Para incentivar a contratação de mão de obra local nas comunidades da bacia do rio Doce, é preciso também qualificar esses profissionais. Para isso, diversos cursos são oferecidos na região em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

No dia 13 de setembro, em Governador Valadares (MG), aconteceu a formatura das primeiras turmas de auxiliar de pedreiro e armador de ferro. Os 47 alunos — agora, novos profissionais — participaram de uma cerimônia e receberam seus certificados.

Alunos das primeiras turmas de armador de ferro e auxiliar de pedreiro se formaram em Governador Valadares. | Foto: divulgação

A única mulher da turma de armador de ferro, Hamilca Cristina de Souza Silva, tem planos de começar a trabalhar na área em breve. Ela conta que “o conteúdo das aulas foi uma surpresa. Achei o professor muito competente, e o conhecimento que adquirimos foi bastante aprofundado. Saio com uma bagagem riquíssima”.

Sobre ser a única mulher da sala, Hamilca afirma que não houve diferença entre alunos. “Não tinha ‘a mulher’, tinha a companheira de trabalho. Tudo o que os homens faziam eu também fazia”.

Os cursos foram realizados pelo Senai de Governador Valadares (MG), com duração de 46 dias úteis (carga horária de 160 horas). As próximas turmas serão dos cursos de auxiliar de pedreiro e carpinteiro de obras e deverão começar no dia 24 de setembro. Ao todo, são 270 vagas gratuitas nos cursos de armador de ferro, auxiliar de pedreiro e carpinteiro de obras.

Captação alternativa em Governador Valadares

Além dos cursos de qualificação, a parceria entre o Senai e a Fundação Renova também vai ofertar cursos de aperfeiçoamento para os profissionais que vão trabalhar na obra da adutora de Governador Valadares, que teve início em julho. O interessado deve se candidatar a uma vaga na UAI do município, portando RG, CPF e currículo. É preciso informar ao atendente o interesse em participar do processo seletivo da Fundação Renova.

Deixe seu comentário