Reparação Bacia do Rio Doce

Novo Portal do Monitoramento amplia o acesso à informação sobre a qualidade da água da bacia do rio Doce

Publicado em: 15/12/2022

Portal do Monitoramento

Plataforma conta com novas funcionalidades e navegação interativa para melhorar o entendimento do processo de recuperação da bacia do rio Doce

O Portal do Monitoramento foi reformulado e, agora, as informações sobre a qualidade da água do rio Doce estão mais didáticas, em uma interface leve e interativa. A proposta é tornar a ferramenta de informação e transparência ainda mais próxima do público. Além dos mais de 1,5 milhão de dados gerados por ano, a plataforma disponibiliza visualização gráfica dos resultados em todos os pontos de monitoramento e de índices de qualidade de água. Clique aqui e conheça o novo Portal do Monitoramento. 

Conduzido pela Fundação Renova, por meio do Programa de Monitoramento Quali-quantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS), o Portal fortalece o objetivo do PMQQS de gerar e disponibilizar para o sistema CIF, instituições públicas e privadas e a população em geral, um banco de dados confiável, de qualidade e quantidade de água e sedimentos, com parâmetros físicos, químicos e biológicos. 

O novo Portal foi implementado em parceria com os seis órgãos ambientais que acompanham e fiscalizam o PMQQS – veja abaixo. As etapas de desenvolvimento contaram com a participação de uma equipe multidisciplinar. Segundo a coordenadora de Monitoramento da Água, Brígida Maioli, a modernização do Portal foi pensada para ampliar o acesso à informação.“Além da navegação, que estará mais interativa e intuitiva, a forma de apresentar os dados vai facilitar a interpretação para que o cidadão comum, e não só pesquisadores e interessados, consiga acompanhar com clareza os resultados do PMQQS e o trabalho que está sendo executado”, explica.

O que mudou?

A plataforma apresenta melhorias na visualização das informações disponibilizadas em mapas, relatórios, notas técnicas e links para sites relacionados. Novas funcionalidades foram incorporadas à plataforma, como os recursos de Business Intelligence (BI) integrados à ferramenta de geoprocessamento (ArcGis) para melhorar a performance na apresentação de gráficos e tabelas. 

A navegação também foi ampliada. Uma das possibilidades será a de pesquisar em gráficos todos os pontos de amostragem do PMQQS, além dos índices de qualidade de água que agrupam um conjunto de parâmetros para facilitar a comunicação da informação. 

Como funciona?

A Bacia do rio Doce é hoje uma das mais monitoradas do Brasil. O monitoramento iniciou em 2017 e, atualmente, conta com 82 pontos de monitoramento e 22 estações automáticas, que fornecem informações, em tempo real, distribuídos em 690 km de rios e lagoas, e nos 244 quilômetros ao longo das zonas costeira e estuarina do Espírito Santo.

No Portal do Monitoramento, é possível acompanhar o Monitoramento Convencional, que apresenta os resultados de qualidade de água e sedimentos para os pontos localizados no rio Doce e afluentes, lagoas, estuários e zona costeira. Em Monitoramento Automático são disponibilizados os dados gerados pelas estações automáticas.

A plataforma divulga os dados do PMQQS, que é conduzido pela Fundação Renova sob orientação e supervisão do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA-PMQQS), formado por seis instituições públicas:

PMQQS 

O Programa de Monitoramento Quali-quantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS) foi implementado em 31 de julho de 2017 e é um dos programas de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Em julho, o Programa completou cinco anos e é hoje referência nacional. 

Representação internacional

O Portal Monitoramento do Rio Doce foi um dos destaques da Esri User Conference 2022, maior conferência internacional sobre Sistemas de Informação Geográfica (GIS), realizada nos Estados Unidos. A ArcGIS foi utilizada na criação da plataforma e a experiência com a ferramenta foi apresentada pela coordenadora de Monitoramento da Água, Brigida Maioli, e o especialista de TI, Flávio Nery, em uma plenária. Os colaboradores explicaram sobre a estrutura do PMQQS e todo o esforço para a criação do Portal.  

Conheça mais ações realizadas na bacia do Rio Doce.

Este conteúdo foi útil para você?

11 comentários

    QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA RECEBER INDENIZAÇÃO

    Responder

    Olá, Clovis. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

    Você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema pelo Portal do Usuário.
    Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

    Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento (CIA) da Fundação Renova. Você pode também esclarecer suas dúvidas e conferir o endereço do CIA mais próximo da sua região no Fale Conosco em nosso site. Acesse: https://www.reparacaobaciariodoce.com/fale-conosco/.

    Responder

    Quero saber quando vai pagar a renova em são Mateus

    Responder

    Olá, Creuza. Cada requerimento é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento. Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.reparacaobaciariodoce.com/fale-conosco/.

    Além disso, você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema também pelo Portal do Usuário.
    Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

    Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento da Fundação Renova.

    Responder

Deixe seu comentário