Reparação Bacia do Rio Doce

Moradores de Paracatu de Baixo participam de Primeira Roda de Conversa com a Comunidade

Publicado em: 22/11/2022

Território Mariana , Roda de Conversa

A iniciativa visa abordar questões e ações culturais no novo distrito

No dia 23 de outubro, aconteceu a primeira Roda de Conversa com os moradores de  Paracatu de Baixo. A iniciativa foi  um pedido dos moradores e lideranças da comunidade para a criação de ações culturais para que as famílias possam se apropriar cada vez mais do espaço. A atividade, que foi promovida pela Fundação Renova e conduzida pela equipe da UNESCO, contou com a participação de adultos, idosos e crianças. Teve café da manhã, atividades para as crianças, bingo, roda de viola e almoço.  

Com as obras do reassentamento de Paracatu de Baixo avançando, é possível realizar esses tipos de ações que contam com a participação da comunidade como parte importante do Plano de Engajamento das Famílias para a mudança futura.

Segundo Neide Mayumi, especialista em Sustentabilidade Social da Fundação Renova, o intuito das ações é reviver as tradições locais, através de encontros entre amigos e vizinhos, permitindo que eles se apropriem cada vez mais dos espaços da nova comunidade. “Foi o primeiro de muitos encontros para que essas pessoas tenham outro tipo de interação com o espaço, não só de visitas da construção de suas casas, mas também de convivência, de se sentirem parte desse lugar”, destaca. 

A conversa foi permeada de momentos acolhedores, como um delicioso café da manhã da padaria Alto do Rosário, do Toninho, de Paracatu de Baixo. Depois, foi a vez do seu Chaguinha e de dona Rosana, que são de comunidades vizinhas, e do seu João Banana, que também é de Paracatu, fazerem um show de viola e música sertaneja. Houve ainda partidas de bingo e um almoço servido pelo restaurante do José João Borges, de Monsenhor Horta. A criançada ficou entretida com jogos e brincadeiras do grupo Osquindô. 

“A programação foi construída a fim de valorizar as referências culturais de Paracatu de Baixo. Essas famílias sempre cultivaram essas tradições, faziam antes do rompimento e fazem também depois dele, na Casa dos Saberes. Foi um dia muito bom, com conversas leves e muitas sugestões interessantes”, contou João Fernandes, consultor da UNESCO. 

A parceria entre a Fundação Renova e a UNESCO é resultado de um projeto de cooperação técnica internacional assinado em 2019. A ação, denominada “Plano de Transição Cultural”, é uma iniciativa do Programa de Memória Histórica, Cultural e Artística.

Para conferir mais informações sobre Paracatu de Baixo, acesse a página de Reassentamentos, no site da Fundação Renova.

 

Roda de Conversa com os moradores de  Paracatu de Baixo

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário