Reparação Bacia do Rio Doce

Homologação do Acordo de Repactuação

Publicado em: 06/11/2024

No dia 06/11/ 2024, foi homologado o Acordo de Repactuação entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos federal e estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo.  

O acordo, firmado em 25 de outubro de 2024, substitui o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado em 2016 e estabelece que a Samarco assumirá gradualmente a condução de ações de indenização, reassentamento e reparação ambiental, atualmente lideradas pela Fundação Renova. 

O orçamento estimado para a implementação das iniciativas previstas no acordo é de R$ 32 bilhões. Entre os compromissos assumidos pela Samarco estão a conclusão das obras da Capela de Nossa Senhora das Mercês, em Bento Rodrigues, e da Matriz de São José, em Barra Longa, Minas Gerais. Também está prevista a continuidade da Reserva Técnica pelo prazo de 12 meses, período necessário para decidir o destino das peças e acervo do local. 

Saiba mais sobre o Acordo de Repactuação 


Transição 

A transição acontecerá ao longo dos próximos 12 meses, de forma gradual e planejada, considerando as características e o nível de complexidade de cada ação, bem como a interação com parceiros, Poder Público e a própria Samarco. 

As ações de reparação em andamento continuarão em execução sem interrupções. Durante esse período, a Fundação Renova manterá seus canais de atendimento ativos, garantindo a continuidade do suporte e diálogo com as comunidades atingidas. 

Para dúvidas ou mais informações nesse momento de transição, entre em contato através da Central de Relacionamento da Fundação Renova. 

Telefone: 0800 031 2303. 

Este conteúdo foi útil para você?