Reparação Bacia do Rio Doce

GOVERNADOR VALADARES RECEBE O PRIMEIRO FLY UAI E APRESENTA O LADO DIVERTIDO DO VOO LIVRE

Publicado em: 23/02/2022

Economia Local

Festival acontece de 25 a 27 de fevereiro e terá voo à fantasia e acrobacias com parapente, além de atividades voltadas para todos os públicos

Governador Valadares, em Minas Gerais, é considerada a “capital brasileira do voo livre” devido às condições climáticas e de relevo da região que fazem do pico da Ibituruna um ponto ideal para a prática do voo livre. Neste feriado de Carnaval, a cidade irá sediar o primeiro Fly Uai, um evento de três dias que irá mostrar ao público não apenas os voos clássicos de parapente e de asa delta, mas também modalidades de voo livre bem divertidas, como salto à fantasia e acrobacias no ar.

O projeto está entre os apoiados pela primeira edição do Edital Doce, iniciativa da Fundação Renova para apoiar projetos de fomento ao turismo, cultura, esporte e lazer na região impactada pelo rompimento da barragem de Fundão. O evento tem como objetivo apresentar aos mais diversos públicos as diferentes modalidades de voo livre, mesclando com outras atividades de entretenimento aéreo, como acrobacias, voo à fantasia, competição de “Pouso na Mosca” (salto de precisão), saltos de paraquedas e demonstrações de windsuit (traje utilizado para os praticantes planarem no céu).

O Fly Uai foi idealizado pela Associação de Voo Livre do Ibituruna – AVLI, que por sua vez se inspirou na Copa Ícaro (Coupe Icare), considerado o maior festival de esportes aéreos do mundo, e que acontece anualmente nos Alpes franceses. O evento acontecerá dos dias 25 a 27 de fevereiro em dois pontos da região de Governador Valadares: o pico do Ibituruna, de onde os pilotos irão decolar, e a Feira da Paz, conhecido ponto de pouso de asa deltas, parapentes e paraquedas da região.

Para aqueles que já têm experiência de voo e possuem licença de piloto ou Certificado de Competência, haverá três competições: o voo à fantasia, em que os participantes saltam de asa delta ou parapente fantasiados e disputam o prêmio de Melhor Fantasia; a Exibição Acro (de acrobacias), em parapente, voltada para quem tem licença de piloto ou certificado de competência categoria N2 ou superior; e Pouso de Precisão em parapente. Também haverá a categoria Paramotor, mas não será de competição.

Seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, o evento gratuito terá controle de acesso, tanto no Pico da Ibituruna, quanto na Feira da Paz. Haverá aferição da temperatura de todos que entrarem no espaço, também será cobrado o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacina, impresso ou digital via aplicativo.

Público será protagonista

Segundo o idealizador do evento, Jeferson Leal da Silva, Governador Valadares ficou conhecida nacional e internacionalmente por conta dos eventos de voo livre que acontecem na cidade. “Mas esses eventos sempre foram marcados por serem voltados exclusivamente para o esportista. Os melhores pilotos de voo livre do mundo passaram por aqui. Mas queremos ampliar o público do voo livre. Neste evento agora, continuaremos contando, sim, com a presença dos pilotos esportistas, que são os grandes protagonistas. Mas o público poderá, pela primeira vez, dar a sua parcela de contribuição e protagonismo para a festa, pois poderá participar e se sentir parte do evento”, explica Jeferson. Para ele, o Fly Uai poderá ser um “divisor de águas” para o voo livre regional e até nacional. “Ele trará uma maior proximidade do público e do turismo em relação a esse esporte. As pessoas conhecerão outras modalidades e poderão experimentar esse esporte incrível”, comenta.

A expectativa dos organizadores é de que entre 200 e 250 pilotos participem das competições, e um público de 1.500 pessoas passem, por dia, pela Feira da Paz, que é o local oficial de pouso dos pilotos.

Inscrições e mais informações

As inscrições podem ser feitas no próprio site do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail voar.avli@gmail.com, com o idealizador do evento, Jeferson Leal da Silva.

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário