Reparação Bacia do Rio Doce

Fundação Renova promove bate-papo ao vivo sobre gestão da água

Publicado em: 25/09/2017

Gestão da Água

Yone Fonseca, líder das ações relacionadas ao uso da água, irá conduzir a transmissão ao vivo

No dia 29 de setembro, às 14h, Yone Fonseca, líder das ações relacionadas ao uso da água, irá conduzir o sexto bate-papo ao vivo da Renova, via YouTube. Ela falará sobre os três pilares de sua gestão: monitoramento, abastecimento e tratamento de água e saneamento.  

Com o início da operação do Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático, o Doce se tornou um dos rios mais monitorados do Brasil | Foto: Marcus Desimoni / Nitro

Após o rompimento da barragem, o monitoramento da água no Rio Doce foi reforçado. Em julho de 2017, com o início da operação do Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático, o Doce se tornou um dos rios mais monitorados do Brasil.

Para reduzir o risco de desabastecimento em 24 municípios que captavam água do Rio Doce e que tiveram as operações de abastecimento público inviabilizadas temporariamente, a Fundação Renova está implementando sistemas alternativos de abastecimento.  A construção de adutoras, a abertura de poços e as melhorias nas estações de tratamento de água (ETAs) são algumas medidas em execução.

Além disso, estão sendo construídas estações de tratamento de esgotos (ETEs) e aterros sanitários em 39 municípios, entre Mariana (MG) e Regência (ES).

A conversa será uma oportunidade para apresentar as ações que estão sendo feitas ao longo da bacia do Rio Doce e para esclarecer dúvidas dos usuários. Os bate-papos ao vivo têm como objetivo a continuidade do trabalho de construção coletiva de soluções, além da difusão de informações sobre o andamento das ações de reparação conduzidas pela Fundação Renova.

Para saber mais sobre o encontro, acesse a página do evento.

Deixe seu comentário