Reparação Bacia do Rio Doce

Fazenda em Barra Longa (MG) é referência em recuperação ambiental na Bacia do Rio Doce

Publicado em: 18/09/2023

Projeto piloto do Programa de Regularização Ambiental (PRA) é resultado do acordo feito entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Renova 

O verde está por todos os lados na Fazenda Corvinas, em Barra Longa (MG). A área localizada às margens do Rio Gualaxo do Norte, afluente do Rio Doce, é parte do projeto piloto do Programa de Regularização Ambiental (PRA), atuante nas propriedades rurais com áreas de vegetação nativa desmatada nas regiões e impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.  

O projeto piloto do PRA é resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Renova, que em conjunto com o proprietário da fazenda, elaboraram e executaram os projetos de cercamento e restauração florestal, com recursos disponibilizados pela Fundação.  

As atividades no terreno iniciaram no final de 2022, com o preparo e correção do solo, a abertura das covas para receber as mudas nativas da Mata Atlântica, adubação da terra, irrigação, cercamento para proteger a plantação e controle das formigas e pragas.  

Durante o trabalho, foram plantadas 6.685 mudas de espécies nativas, produzidos 7.424 metros de cercamento para proteger plantios e fragmentos de vegetação nativa, além da restauração de 4,71 hectares no terreno. As ações seguem no local com o monitoramento e cuidado do plantio para que a floresta seja formada nos próximos anos. 

Graças ao sucesso do projeto, a Fazenda Corvinas tornou-se referência para a implementação do PRA em outras propriedades rurais na Bacia do Rio Doce.  

 

Conheça o Programa de Regularização Ambiental (PRA)  

A iniciativa busca alcançar mais propriedades rurais para expandir o conhecimento e experiência relacionadas à restauração florestal de APPs (Áreas de Preservação Permanente) e Reserva Legal (RL) na Bacia do Rio Doce, replicando o sucesso alcançado na Fazenda Corvinas. 

Em Minas Gerais, o PRA é destinado a áreas rurais que tiveram a vegetação nativa desmatada até 22 de julho de 2008, e para proprietários que desejam gerar uma economia que se baseia na restauração de áreas verdes em seus terrenos. Já no Espírito Santo, a equipe técnica da Fundação Renova está auxiliando na construção do marco legal do programa no estado, por meio de outro Acordo de Cooperação Técnica, firmado com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). 

Os proprietários dos imóveis que tenham passivos ambientais para serem restaurados em Áreas de Preservação Permanentes (APP) e Reserva Legal, recebem vários benefícios ao integrar o PRA, como a regularização ambiental do imóvel e o direito de continuar explorando economicamente parte da área de preservação permanente (APP) e da Reserva Legal, possibilidade de uso dos Sistemas Agroflorestais, além do acesso a créditos rurais e a conversão de infrações em serviços ambientais.  

O não cumprimento das atividades estabelecidas pelo PRA pode resultar perda de todos os benefícios, ou seja, poderá haver a suspensão das atividades agrícolas, geração de autos de infração e multas, e a obrigação de recompor toda área que foi desmatada sem a autorização do órgão responsável.  

 

Como se inscrever? 

Para fazer parte do PRA, é necessário inscrever o imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ao todo, em Minas Gerais, 524 imóveis aderiram ao cadastro CAR e PRA pela Renova. Cerca de 95% estão com os cadastros concluídos e 257 já estão aguardando a emissão do Termo de Compromisso de Regularização Ambiental, um documento que formaliza as atividades que devem ser realizadas nas propriedades rurais. 

Acesse o site do IEF-MG e saiba mais sobre o programa: http://ief.mg.gov.br/programa-de-regularizacao-ambiental-pra . 

Este conteúdo foi útil para você?


12 comentários

    Preciso do aseso a senha

    Responder

    Olá, Zenilda. Para recuperar seus dados de acesso de forma segura, pedimos que entre em contato com os Canais de Relacionamento da Fundação Renova pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.reparacaobaciariodoce.com/fale-conosco/ e envie um documento de identificação. Dessa forma, vamos conseguir realizar uma atualização segura dos dados básicos de acesso a sua conta. Você também pode pedir a atualização no Centro de Informação e Atendimento (CIA) mais próximo da sua região.

    Após a atualização, você pode consultar suas informações no Portal do Usuário, através do site: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

    Responder

    Boa Tarde!

    Acho muito importante este trabalhos entre outros, mais eu gostaria de uma oportunidade de trabalhar nesta Restauração Florestal na Bacia do Rio Doce.
    Obrigado pela atemção!

    Responder

    Olá, Marcos. Ficamos felizes com seu interesse! Dê uma conferida na sessão “Editais” em nosso site para ficar por dentro das chamadas em aberto e realize o cadastro do seu projeto! Ainda temos muitos desafios e trabalho pela frente, mas caminharemos juntos!

    Responder

    Até hoje sofremos as consequências do maior desastre ambiental do Brasil que mudou nosso modo de vida e não sabemos se algum dia voltaremos a viver como antes na nossa vila, infelizmente a morosidade e interesse de pessoas poderosas impede uma reparação justa em um tempo justo. Esporo que a justiça inglesa faça diferente a mande um recado para nossa justiça.

    Responder

    Tenho uma propriedade cadastrada no programa só q no és e refrore demorando muito pra plantar dois anos já e nada foi plantado ainda e nem as nascentes q cercaram não foram limpas e nem uma árvore plantada

    Responder

    Queria ter acesso o meu portal

    Responder

    Olá, Elenilson. Se esse é seu primeiro acesso, informe seus dados na seção “Obter Acesso” para receber um código de acesso provisório por e-mail ou SMS. Em seguida, basta clicar em “Acesso ao Portal” e inserir o código de acesso provisório. Caso você não receba o código de acesso, entre em contato com a nossa equipe pelo 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informações e Atendimento (CIA). Você pode conferir o endereço do CIA mais próximo da sua região no Fale Conosco em nosso site.

    Responder

Deixe seu comentário