Reparação Bacia do Rio Doce

Espaço de conhecimento será construído em Governador Valadares

Publicado em: 03/08/2018

Informação à população

O novo Centro de Informação Técnica (CIT) para a comunidade da bacia do rio Doce será inaugurado em 2019

Engajamento e participação da comunidade. Esse foi o objetivo de uma série de encontros entre representantes de instituições, universidades e comunidade para definir, coletivamente, como será o Centro de Informação Técnica (CIT) de Governador Valadares. O local abrigará exposições, fotos e vários materiais relacionados à bacia do rio Doce.

A comunidade participou ativamente da concepção do novo Centro de Informação Técnica | Foto: Nitro Imagens

As primeiras oficinas chegaram ao fim na última terça-feira, 31 de julho. Durante os encontros, a comunidade sugeriu cinco nomes para o espaço: Doce Renascer, Espaço Rio Doce, Doce Rio, Volta do Rio e Esquina do Rio. Em breve, uma votação vai permitir que a população escolha aquele que vai batizar a casa.

Novas oficinas devem ser marcadas nos próximos meses. Desta vez, o objetivo será definir, na prática, a melhor forma de utilizar esse novo espaço.

O CIT em Governador Valadares contará com uma sala multiúso e três espaços dedicados aos temas aprovados pela comunidade: intervenção humana e seus impactos no meio ambiente, pesca e sustentabilidade, e a bacia do rio Doce. Os visitantes terão acesso a maquetes, jogos interativos, vídeos e outros meios que possibilitem uma troca de informações de forma didática e acessível.

A comunidade poderá aprender a história da bacia, passando por temas como a pesca e a relação do homem com a natureza, e acompanhar também, de forma clara e objetiva, as ações que estão sendo feitas para compensar e reparar os impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

A previsão é que o local seja inaugurado no segundo semestre de 2019.

Deixe seu comentário