Reparação Bacia do Rio Doce

Comunidades ao longo do Rio Doce participam de cursos de qualificação profissional

Publicado em: 04/09/2024

Iniciativa auxilia a retomada econômica nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão 

 

Promover a reintegração da população ao mercado de trabalho e fortalecer o desenvolvimento regional são os principais objetivos do projeto Capacita Rio Doce, que oferece cursos gratuitos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional nas comunidades ao longo da bacia.  

Desde o início do ano, moradores de 30 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo participaram da iniciativa, que capacitou 834 pessoas em 60 turmas. Com mais de 2400 mil horas de aulas presenciais e práticas, o projeto busca contribuir com o fortalecimento da economia local, valorizando a mão de obra da região e criando oportunidades de crescimento profissional para seus moradores. 

Capacitação abrangente 

O Capacita Rio Doce é destinado a moradores de municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Em 2024, foram abertos cursos para moradores de Alpercata, Periquito (Pedra Corrida e Assentamento Liberdade), Bom Jesus do Galho (Revés do Belém), Belo Oriente (Cachoeira Escura), Conselheiro Pena, Dionísio, Galileia, Governador Valadares, Governador Valadares (Baguari e São Tarcísio), Ipaba, Itueta, Mariana, Marliéria, Naque, Resplendor, Rio Casca, Aimorés (Santo Antonio do Rio Doce), São Domingos do Prata, São Jose do Goiabal, Sem-Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga, em Minas Gerais; e Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares (Povoação e Regência), no Espírito Santo. 

 A cada novo ciclo, os cursos são oferecidos por instituições parceiras, como o Senai, em áreas como construção civil, tecnologia, gestão de negócios e estética, adaptando-se às necessidades específicas de cada comunidade. 

Para o segundo semestre de 2024, estão previstas mais 400 vagas, ampliando o alcance da iniciativa. As matrículas são realizadas presencialmente ou pela internet.  

 Os interessados podem acompanhar as informações sobre a abertura de inscrições e o início das novas turmas pelas redes sociais e site da Fundação Renova. 

Instagram: @fundacaorenova
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaorenova  

Este conteúdo foi útil para você?


Deixe seu comentário