Reparação Bacia do Rio Doce

172 instituições selecionadas no projeto de Fortalecimento das Organizações Locais estão recebendo treinamento on-line

Publicado em: 07/07/2021

Turismo Cultura Esporte Lazer

Cada organização receberá um aporte de R$ 5 mil para colocar em prática as ações de um plano construído com o apoio de uma mentoria especializada

 

O projeto de Fortalecimento das Organizações Locais, da Fundação Renova, iniciou, em junho, o processo formativo para as 172 instituições selecionadas. As aulas acontecem de forma on-line e foram preparadas pela instituição parceira da Fundação, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Participam do projeto grupos formais e informais das áreas de turismo, cultura, esporte e lazer dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

Até setembro de 2021, os selecionados participarão de aulas relacionadas ao terceiro setor, como networking, aprofundamento técnico, preparação para concorrer em editais, dentre outros.

Após o período de aulas, haverá uma fase de rodadas de negócios, networking e benchmarking, até 30 de novembro. Durante o processo formativo, à medida que os planos de ação vão sendo apresentados ao CIEDS, cada organização receberá um aporte de R$ 5 mil para colocar em prática as ações planejadas com o apoio de uma mentoria especializada.

O projeto de Fortalecimento das Organizações Locais visa promover o crescimento sustentável das organizações locais que atuam nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer para que sejam capazes de identificar, mobilizar, captar recursos, trabalhar em rede e executar ações para o desenvolvimento comunitário.

A coordenadora de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Cristina Aires, explica a importância dessa iniciativa para organizações do terceiro setor que atuam nas áreas assistidas pela Fundação. “Essa é uma oportunidade para as organizações e grupos que já atuam nos territórios para se fortalecerem e garantirem sustentabilidade. O processo formativo engloba diversos temas de importância para a atuação no terceiro setor e demais áreas, em uma iniciativa abrangente e muito bem estruturada”.

 

Abrangência

O público-alvo do projeto são as organizações e grupos informais com atuação de pelo menos 1 ano nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer, com sede nos municípios da área de atuação da Fundação Renova nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Ao todo, foram selecionadas 172 organizações, que incluem associações de artesãos, de músicos, pequenos grupos e companhias teatrais, associações desportivas, entre outros.

As aulas são semanais e os temas definidos de acordo com as necessidades apontadas pelos participantes em formulários previamente preenchidos, detalha Eduardo Malini, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação. “Esse levantamento, a partir dos formulários, indica os temas mais necessários às organizações, se elas querem mais foco em editais públicos, por exemplo, e é com base no diagnóstico que a grade temática das aulas é definida”.

 

Rodadas de Negócios e Benchmarking

Ao final do processo formativo, serão promovidos encontros entre as instituições e possíveis parceiros com o objetivo de estimular a articulação entre as organizações e o networking. “No Espírito Santo, por exemplo, vamos realizar um webinário, de acordo com as temáticas específicas das organizações, para pensarmos regionalmente como podem ser mais eficazes dentro dessas áreas de atuação”, destaca Eduardo Malini, analista de Educação, Cultura e Turismo.

No processo de networking, tudo o que foi apresentado e discutido nas salas de aula on-line é ampliado. As organizações passam a tratar os temas de forma intencional, para se estabelecer planos e parcerias de negócios.“A intenção não é apenas a capacitação: é que eles façam rodadas de networking, que conheçam potenciais parceiros, e a partir daí desenvolvam projetos para fortalecer sua entidade”, finaliza Malini.

Deixe seu comentário